A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), da Câmara dos Deputados, aprovou nesta terça-feira (08/05) projeto de lei de autoria do deputado Leonardo Picciani, número 795/03, que beneficia os profissionais da área da psicomotricidade. O projeto estabelece a regulamentação da atividade de psicomotricista e autoriza a criação dos Conselhos Federal e Regionais da categoria.
“Essa é uma luta antiga da categoria e que abracei por entender a importância desse trabalho voltado à saúde da população, desde a primeira infância à Terceira Idade”, comentou o deputado Leonardo.
Psicomotricista
O psicomotricista é o profissional que age na interface saúde, educação e cultura, avaliando, prevenindo, cuidando e pesquisando o indivíduo na relação com o ambiente e processos de desenvolvimento em conformidade com o movimento, a afetividade e a cognição.
Ele atua nas áreas educacional, institucional e clínica, e tem como eixos de atendimento os seguimentos listados abaixo:
Educacional:
Ensino básico e ensino superior, incluindo educação especial e outras modalidades.
Hospitalar:
UTI, ambulatórios, enfermarias e brinquedotecas.
Empresarial:
Ergomotricidade
Psicomotricidade aquática
Terapia psicomotora:
Saúde mental
Gerontopsicomotricidade
A prática psicomotora se dá de forma Individual ou em grupo, do nascimento à Terceira Idade, compreendendo as necessidades de adaptação sensoriais, sociais, comportamentais e de crescimento pessoal.